15 de mai de 2010

Cariacica ou Carijacica: origem do nome

Cariacica teve em sua origem o contato entre indígenas, negros e imigrantes europeus. O primeiro nome do município foi Carijacica, que na língua tupi significa "chegada do homem branco". Carijacica era o nome de um rio que descia do Monte Moxuara até desaguar na hoje Baía de Vitória. Com o tempo, a linguagem popular abreviou o nome para Cariacica. Desde o século XVIII documentos fazem menção a Cariacica como um lugar de importante produção agrícola. Das terras cariaciquenses saía grande parte dos alimentos consumidos em Vitória, já capital naquela época. Mas foi somente em 1890 que o local se tornou município independente, separando-se de Vitória.

Importante frisar que o nome Cariacica é uma abreviação de Carijacica, palavra indígena que significa chegada do homem branco. Digo isso pelo fato de ser comum as pessoas associarem o nome do município a coisas como fezes secas ou outras coisas pejorativas. Na verdade, quando se buscar o sentido do nome de nossa cidade, basta buscar por Carijacica.


Related Posts with Thumbnails

11 comentários:

  1. Anônimo26/6/10

    eu acho q devia ter + coisas sobre cariacica
    tipo: fala sobre os lugares turisticos, comidas tipicas etc.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde!

    Blz, Bruno... o significado de Carijacica é "chegada do homem branco" e o de Cariacica? Essa abreviatura poderia mesmo, na época, ter sido feita de forma pejorativa pelos moradores de outras vilas, caso o a tradução "fezes seca" proceda.

    Aguardando!

    ResponderExcluir
  3. Olá Chapéu!!! Há quanto tempo!!! Como vai vc?
    Quanto à possibilidade sugerida (a de um uso pejorativo do termo cariacica pelas outras vilas), acho um pouco difícil. As fontes, mesmo sendo esparsas, revelariam isso em algum momento. Observando indicios, percebo que essas mutações nos nomes das localidades foram vivenciadas em vários casos: Goropari/Guaraparim/Guarapari; rio Moruype/rio Maruípe; Iriritiba/Reritiba etc. De tal modo, a possibilidade de abreviação de Carijacica para Cariacica é algo bastante palpável. Abração!!

    ResponderExcluir
  4. Anônimo16/5/11

    eu acho q vcs deviam colocar mais coisas sobre nossa cidade;nao so sobre a origem do nome;mas tambem os pontos turisticos e os problemas tambem.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo16/5/11

    OLA GALERA;EU MORO EM CARIACICA E NÃO SABIA Q SIGNIFICAVA CHEGADA DO HOMEM BRANCO.BOM SABER!!!ABRAÇO!

    ResponderExcluir
  6. Anônimo16/5/11

    eu acho que voces devian coloca area de lazer no site de vcs.abraços!!!

    ResponderExcluir
  7. Anônimo26/6/12

    muito interesante gostei

    ResponderExcluir
  8. Anônimo14/5/14

    Faltou o ínicio,quando que originalmente Cariacica,ganhou o nome de cariacica. Um Conteúdo mais complexo!.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo6/7/16

    muito legal,eu acho que vou tirar 10 no trabalho de historia sobre Cariacica

    ResponderExcluir

Fala aí!!