27 de ago. de 2008

HISTÓRIA DE CARIACICA: ALGUNS INDÍCIOS



As leituras sobre a História de Cariacica nos primeiros tempos da colonização do Espírito Santo são genéricas em demasia. Apesar de se falar em presença de indígenas, europeus e africanos, sabe-se muito pouco sobre o caráter dessa presença. Mas, trata-se de um problema justificável. Não estavam muito claros os limites de Cariacica antes de 1890, quando suas terras deixaram de ser parte integrante da capital Vitória.

Paradoxalmente, apesar da proximidade à capital, as matas habitadas por nativos e o pouco contingente de colonos portugueses que migraram para o Espírito Santo, tornaram lenta a ocupação e o aproveitamento econômico da região. A própria idéia de Cariacica tal como conhecemos hoje deve ser relativizada, visto que na época colonial toda a faixa compreendida pelo município fazia parte de Vitória. O termo Cariacica é uma abreviação de Carijacica, que significa chegada do branco na linguagem Tupi. Inicialmente, Cariacica era somente o nome ao rio que desaguava na Baía de Vitória, mas com o tempo passou a denominar toda a região local.

A sua ocupação lenta fez de Cariacica uma marca pouco presente nas fontes históricas que tratam do passado capixaba. Entretanto, não podemos confundir essa lenta ocupação com o abandono. Há indícios, escassos, que permitem conhecer alguns aspectos sobre a História de Cariacica nos tempos de colônia.

O fato de somente uma obra ter se ocupado verdadeiramente do estudo da História de Cariacica[1] gera inquietude e motiva a produção de pesquisas sobre o tema. Assim, passarei a postar aqui pequenos textos com informações sobre a história da cidade. A intenção é agrupar aspectos sobre o cenário da região em tempos remotos. Até breve então!


[1] A obra em questão é: BEZERRA, Omyr Leal. Cariacica (resumo histórico). Vitória/ES: Edições Renato Pacheco, 1951.
Related Posts with Thumbnails

3 comentários:

  1. Olá, meu nome é Fabiana, sou jornalista e estou fazendo uma pesquisa sobre o município de Cariacica. Onde encontro esse livro que vc citou no blog? Vc o tem? Poderia me emprestar? Tenho cuidado...rs.
    Aguardo retorno. Meu e-mail pessoal: fabiana.tostes@hotmail.com
    Obrigada!
    Fabiana Tostes

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    meu nome é Jerry Furtado, tenho uma monografia que faz referência aos dados econômicos de Cariacica, trabalho de conclusão do curso de Economia - UFES,2006.
    Tenho desejo de produzir um livro com os aspectos econômicos da formação do município. Quem sabe não podemos fazer uma parceria para tal acontecimento.
    Meu email é: jerrycaricica@bb.com.br e msn jerrycariacica@hotmail.com.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo11/6/13

    U.o.U.o.U.U.o.U.o.U.U.o.U.o.U.U.o.U.o.U.U.o.U.o.U.U.o.U.o.U

    ResponderExcluir

Fala aí!!