1 de nov. de 2009

Que coisa!!! Dia dos mortos no México

No México, Dia do Mortos é celebrado com festas e peças teatrais






Com origem indígena, o Dia dos Mortos no México é bem diferente do que no Brasil. Aqui é um dia de tristeza e luto, lá os mexicanos celebram o alegre reencontro com aqueles que já partiram. No final de outubro e o início de novembro em várias partes do México são apresentadas peça teatrais e canções populares com temas relacionados à morte.


A cerimônia é coletiva que com duração de 24 horas. As oferendas deixadas nos túmulos por familiares carregam simbolismo e identidade para compartilhar os bons feitos obtidos durantes o ano em que o morto esteve ausente.


Nas oferendas existem todos os elementos naturais, como a água (para saciar a sede dos mortos), fogo (velas acessas), terra (alimentos e frutas) e ar (enfeites de papéis picados). Além disso, os familiares oferecem um objeto predileto do morto que geralmente é a tequila, bebida tradicional do país.



Para o mexicano Antonio Jácome Barreto, que está no Brasil há um ano e três meses, conta que sentiu a diferença no feriado fora de seu país. "No México, fazemos caveiras de chocolate, com rimas e nomes para a morte e dei para a minha namorada que é brasileira. Ela não entendeu, foi engraçado. Expliquei que só se dava para pessoas especiais para compartilhar o sentimento de alegria".


É comum homenagear os mortos em momentos de gratidão e alegria como em entrega de diplomas e até em nascimentos. Os pais levam a criança até o túmulo para conhecer os parentes que já se foram.

Related Posts with Thumbnails

3 comentários:

  1. Nosso planeta é riquíssimo, inclusive no que diz respeito à diversidade cultural. Confesso que não sabia da existência uma forma bastante excêntrica e inusitada de se lembrar dos entes que se foram. Adorei saber disso, pois irei controlar meu orçamento financeiro e planejar uma viagem ao México no feriado de Finados (Dia dos Mortos) dentro em breve. Aguardo mais curiosidades, histórias ou testes para comentar... Até a próxima!

    ResponderExcluir
  2. Dia dos Mortos - Mexico - Celebração com festas e encenações teatrais. Uma forma muito louca de se lembrar dàqueles que se foram.Não deixa de ser fantastico.

    ResponderExcluir
  3. Dia dos Mortos - Mexico - Celebração com festas e encenações teatrais. Uma forma muito louca de se lembrar dàqueles que se foram.Não deixa de ser fantastico.

    ResponderExcluir

Fala aí!!